Petauros do Açucar

 

 

No final de Novembro de 2000, comprei na feira AVISAN, Exposição Nacional de Aves e Animais de Companhia, o meu primeiro casal de Petauros do Açucar.

Como são ainda pouco conhecidos em Portugal, vou aqui deixar algumas informações sobre eles. As fotos são minhas.

O que são Petauros do Açucar ?

São erradamente conhecidos por Esquilos Voadores mas não são, de maneira nenhuma, Esquilos. Não são roedores, são marsupiais, o que quer dizer que transportam os filhotes em bolsas, como os Cangurus. São originários do continente Australiano, medem cerca de 15 - 20 centímetros e, são óptimos animais de estimação, mas não não para toda a gente pois dão algum trabalho.

O nome científico destes pequenos animais é Petaurus breviceps.

Os Petauros do Açucar também são conhecidos pelo seu nome inglês "Sugar Glider".

Características

São animais nocturnos e, por isso, só podem ser vistos durante a noite. Deve-se colocar um ninho (caixa de madeira, recipiente de plástico escuro, cesto fechado, ninho de ave, etc) na gaiola para que possam dormir ao escuro durante o dia.

A gaiola deve de ser o maior possivel pois eles gostam de andar e saltar. O exercicio faz-lhes falta. Deve-se colocar alguns ramos de árvore para eles se exercitarem

Não são animais mansos, mas são, com alguma paciência, domesticáveis.

A reprodução destes animais é relativamente fácil. Os petauros devem estar alojados em casais e pouco tempo depois terá a sua ninhada que pode ser de um ou dois joeys. Eles têm um periodo de gestação de cerca de 15 dias e depois o bébé nasce, com o tamanho de uma ervilha,e caminha para dentro da bolsa. Aí vai permanecer mais dois meses agarrado ao mamilo da mãe. Ao atingir a idade jovem,no caso dos Petauros é no final dois meses, os peteuros saiem da bolsa e só voltam a entrar para se alimentar.

Se ficou entusiasmado com os Petauros, contacte a minha loja em www.zooexótico.com .

 

 

 

Como alimento deve dar-se muita fruta (maçã, uva, banana, kiwi, figos, etc), algumas sementes (girassol, amendoim, etc), vegetais (ervilhas, bróculos, cenoura, etc), alimentos vivos (grilos e bichos da farinha) e ainda uma papa que se faz em casa e se pode congelar dando um cubo de papa descongelada pelo menos de 2 em 2 dias.

Existem várias maneiras de fazer a papa. A minha receita é:

Receita da Papa

1 Boião de comida para bébé de Frango com Vegetais;
1 Boião de comida para bébé de Frutos Variados;
1 Ovo grande cozido com casca;
3 colheres de germen de trigo;
1 colher de mel ou geleia.

Mistura-se tudo num liquidificador e coloca-se num tabuleiro de cubos de gelo. Leva-se ao congelador e serve-se um por dia, descongelado - eu descongelo os meus no microondas..

Deve dar-se os alimentos crus e a papa em taças separadas e devem de ser colocadas na gaiola perto das 19:00 ou 20:00 horas, quando os animais estão a acordar. No outro dia de manhã tiram-se os restos de comida e lavam-se os comedouros. Não se dá comida durante o dia porque eles não comem e a comida ia azedar toda.

Ração para Petauro

À venda na loja Zooexótico.


Joeys com 2 dias oop


Com 7 dias


Crias com 15 dias