Como escolher uma Orquídea?

 




Cymbidium




Paphiopedilum

 

 

      Ao comprarmos uma orquídea, devemos estar atentos a alguns pormenores para que a planta que oferecemos esteja nas melhores condições e para que tanto a haste floral como a planta, durem o mais possível.

     O substracto – Não deve estar encharcado. Se estiver molhado, pergunte quando é que regaram a planta. Pode ter sido regada no próprio dia e nesse caso é normal estar molhado. É melhor que esteja seco, do que com demasiada água.

     As raízes - Devem estar saudáveis e com uma tonalidade prateada ou branca se estiverem secas ou esverdeada se estiverem molhadas. Se as raízes estiverem acastanhadas a planta levou demasiadas regas que apodreceram as raízes.

     As folhas – Primeiro que tudo devem estar perfeitas, sem faltar nenhum bocado. Depois, não podem ter necroses, buracos ou pontas secas. A cor deve ser de um verde intenso e uniforme, sem manchas. (Não se aplica em folhas matizadas, claro)

     A planta – deve ser grande e com novos rebentos. Asseguramos que vai haver uma continuação mais rápida do crescimento, logo, novas florações. Escolha a planta que tiver mais pseudobolbos ou mais folhas, desde que em boas condições.

     As flores – Quanto mais hastes florais tiver uma planta, mais cara é.  No entanto, se procurarmos bem, conseguimos encontrar hastes florais adicionais, ainda no início, e que vão florir mais tarde. Se possível, compre plantas com algumas flores por abrir pois quer dizer que a floração vai durar mais tempo. Os botões fechados devem estar perfeitos, sem buracos e com a cor parecida com as flores já abertas. Se os botões estiverem murchos e amarelados provavelmente não irão abrir. Não compre plantas com as flores molhadas pois irão ficar com pontos acastanhados.

     Evitem comprar plantas em 'mau estado' para tentar recuperar pois, muitas, vezes, essas plantas podem estar a ser atacadas por algum agente patogénico ou peste e podem estar a levar a doença para as vossas plantas saudáveis. 

 

Texto e Fotos de José Santos
Copyright © 1998-2009 [Bichos do Mato]. 
All rights reserved.
Última actualização: Dezembro 05, 2009