Bichos do Mato - Gerbos

 

 

Voltar ao Inicio


Como o próprio nome indica, estes pequenos e simpáticos roedores aparentados com os hamsters, são originários dos desertos da Mongólia e norte da China. Gostam de viver em grupos ou comunidades. E, mesmo nas nossas casas, a companhia de outros Gerbos e toda a rotina da limpeza do pêlo em grupo é muito importante para o bem estar de cada Gerbo.

Para um Gerbo, que no habitat natural vive em galerias subterrâneas a mais de um metro de profundidade, é necessário algum espaço pois eles são animais muito activos. Para um casal de Gerbos é suficiente uma pequena gaiola ou aquário de 30X50cm mas para um grupo (1 macho e duas fêmeas e algumas crias) já é necessário um pouco mais do que isso. Na natureza é normal que os Gerbos tenham diferentes locais para dormir, limpar o pêlo, comer, fazer as necessidades e outras actividades. Podemos recriar um habitat ideal para o Gerbo ligando 2 ou mais gaiolas através de tubos de pvc criando várias áreas diferentes. Outra maneira de aumentar o espaço numa gaiola é dividi-la em vários niveis, sempre apreciados por estes animais muito enérgicos.Coloque na gaiola material para roer, caixas e tubos, rodas ou outras brincadeiras para se exercitarem. Dê-lhes material para fazerem o ninho e coloque um recipiente com areia fina de banho de chinchila pois também se rebolam na areia para limpar o pêlo.

Existem já no mercado variadíssimas misturas de sementes de roedores e até algumas já específicas para Gerbos. Dê preferência ás misturas próprias para Gerbos pois são pensadas para o seu animal. Complemente a sua dieta com pedacitos de fruta e vegetais. Pode também dar-lhes algumas larvas de tenébrio (geralmente á venda nas lojas de répteis). Tenha sempre na gaiola um bebedouro de cifão com água limpa e fresca que deve substituir diáriamente.

Antes de se iniciar na reprodução de Gerbos, tenha em consideração que terá que arranjar novos donos para meia dúzia de filhotes passadas algumas semanas. Se a sua opção é mesmo ter crias de gerbo em sua casa, junte um casal de animais jovens e mansos e aguarde. Os Gerbos ficam sexualmente maduros a partir das 7-8 semanas e não será necessário muito para que apareça a primeira ninhada. Esses dois animais vão formar um par para toda a sua vida. É muito bonito observar a mãe a cuidar dos seus filhotes. O período de gestação é de cerca de 25 dias mas pode ser mais longo se a mãe estiver a criar outras crias. Após o parto, se não quiser que a fêmea possa ficar logo novamente prenhe, separe o macho por alguns dias. As ninhadas podem ir desde as 1-2 até 11 crias. A média costuma ser de 4-6 crias por ninhada.

Os Gerbos na natureza são todos iguais, sendo a cor natural um castanho amarelado de barriga branca. A esta cor dá-se o nome de agouti. Como há já muito tempo que estes animais são criados em cativeiro, novas cores vão aparecendo e hoje podem ser encontrados nas lojas de animais as mais diversas tonalidades como o branco, castanho, pérola, cinzento, malhados, siamês, dourado, lilás, preto, etc.

  Ao escolher um Gerbo para animal de estimação, está a escolher um animal divertido, enérgico, muito activo, inteligente e capaz de lhe dar muito prazer. Se não quer fazer reprodução destes animais, basta que compre dois machos ou duas fêmeas jovens que estes dois animais irão fazer companhia um ao outro durante toda a sua vida.

Se tiver um só animal e decidir que lhe quer arranjar um companheiro(a) nunca junte o animal novo na gaiola do outro. O residente irá defender o seu território até matar o “intruso”. Coloque os dois animais numa gaiola com uma separação de rede e troque-os de gaiola duas vezes ao dia para que os cheiros se misturem e assim se aceitem em 2-3 dias. Por vezes pode demorar um pouco mais.

  O Gerbo da Mongólia é um animal resistente e que não precisa de vacinas ou outras medicações excepto em caso de doença ou acidente.

 

 


Gerbo Malhado


Gerbo Branco de Cauda Escura


Gerbo Lilac


Gerbo Agouti Dourado


Gerbo Branco


Gerbo Dove


Gerbo Preto


Gerbo Slate

 

 

 

 

Mais fotos para breve!

bestdissertation . Description détaillée jeux roulette ici.