As minhas favoritas
Dendrobium nobile

 



Dendrobium nobile


Dendrobium nobile

 

 

     

É uma das orquídeas mais populares em cultivo. Existem muitas formas e variedades. As flores, com 6-8 cm, vão do branco até ao púrpura, passando por diversos sombreados rosa. Têm um aspecto ceroso, são perfumadas e duram entre 3 a 6 semanas.

São plantas epífitas que crescem a altitudes moderadas nas florestas dos Himalaias, na Índia e também no Nepal, China, Vietname e Tailândia. Gostam de luz e muitas vezes são mesmo encontradas recebendo sol directo.

A planta é constituída por pseudobolbos nodosos que podem atingir os 60cm de comprimento e 2cm de largura. Começam por se manter erectos mas, à medida que crescem,  pendem com o peso. As folhas, nos nodos dos pseudobolbos, são alongadas podendo atingir os 10cm de comprimento. Nos nodos, por baixo das folhas, nascem as inflorescências com 3-4 flores cada.
A melhor maneira de os cultivar é usando vasos ou cestos pendurados com um substracto que permita alguma retenção de humidade, mas com boa drenagem.
Cresce melhor com temperaturas moderadas mas necessita de um período de dormência e mais frio no Inverno. Em Portugal pode ser mantido no exterior até começarem a aparecer novos rebentos ou inflorescências. Durante esse período a planta deve ser mantida seca mas depois, na fase de crescimento, deve ser regada e adubada normalmente.
É uma planta muito bonita, de fácil cultivo, logo indicada para quem se queira iniciar nos dendróbios com bons resultados.

 

 

Texto e Fotos de José Santos
Copyright © 1998-2009 [Bichos do Mato]. 
All rights reserved.
Última actualização: Outubro 19, 2009

 

 

 

The manufacturer of Suhagra click here is Cipla. . Inada company profile japanese massage. . Femmes moldaves passe temps des jeunes moldaves. . Concert and theater tickets for your most wanted event - concert tickets for sale.