Como cultivar Phalaenopsis

 



Phalaenopsis cornu-cervi alba



Phalaenopsis 'Lio Dora'

'
Phalaenopsis 'Anthura Gold'

 

Phalaenopsis

(Lê-se FA-LÊ-NÓ-PSIS)

As orquídeas do género Phalaenopsis são originárias do continente asiático. Existem muitas espécies, de variados tipos e milhares de híbridos, de todas as cores, formas e tamanhos. São as orquídeas mais cultivadas em todo o mundo pela sua beleza, a sua facilidade de cultivo e pela longa duração das suas flores. Se tem pouca experiência, esta é uma boa orquídea para se iniciar. Opte por um híbrido pois não são tão exigentes nas condições de cultivo. Pelas suas necessidades, esta é uma orquídea para ser cultivada no interior (em casa ou numa estufa).

As Phalaenopsis gostam de boa luminosidade mas não gostam de receber sol directo que lhe vai queimar as folhas. Estas devem estar semi-erectas e devem ter uma cor verde-escura.

As temperaturas ideais devem estar entre os 16 graus e os 28 graus. Atenção, para a planta florir deve haver uma variação de temperatura de cerca de 10 graus. Se mantiver a planta de Verão e Inverno sem grandes variações de temperatura, a planta cresce, mas não dá flores.

Pode regar uma Phalaenopsis de várias maneiras. Deve molhar as raízes e não as folhas. Se acumular água no interior das folhas estas podem apodrecer. Não coloque um pratinho por baixo do vaso. Este não deve acumular água. Ao regar, a água deve escorrer rapidamente pelo vaso, molhando as raízes. Deve regar uma a duas vezes por semana e quinzenalmente deverá colocar na água de rega um fertilizante próprio para orquídeas.

As Phalaenopsis podem ser cultivadas montadas (agarradas num suporte de madeira ou cortiça) ou num vaso. O vaso deve ser de plástico transparente. O substracto deve ser grosso e constituído principalmente por casca de pinheiro. As Phalaenopsis devem ser reenvasadas de dois em dois anos a seguir à floração.

Para saber mais sobre COMO CULTIVAR PHALAENOPSIS, leia os meus artigos mensais na revista JARDINS ou faça o meu CURSO DE CULTIVO DE ORQUÍDEAS.

 

 

 

Texto e Fotos de José Santos
Copyright © 1998-2009 [Bichos do Mato]. 
All rights reserved.
Última actualização: Agosto 25, 2009

 

 

 

Most advanced breast cancer visit site cases are found in women over age 50. . mbadissertationwritingservices.com